quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Palestra sobre MEI encerra Semana do Empreendedorismo da Acib


Depois de diversas atividades envolvendo a classe empresarial, trabalhadores e comunidade barrosense, a 9ª Semana do Empreendedorismo da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso (Acib) foi encerrada na noite desta quinta-feira (11), com uma palestra que abordou a temática dos Empreendedores Individuais (MEI) na cidade. O encontro aconteceu nas dependências do Colégio Invictus, no Cesan, tendo início às 19 horas, e contou com um público de cerca de 80 pessoas, superando as expectativas da entidade.

A palestra foi ministrada pela jovem Daniela Ananias, do Sebrae da microrregião de Barbacena, que deu explicações e esclarecimentos importantes sobre o MEI, tirando muitas dúvidas daqueles que já são ou que pretendem ser Empreendedores Individuais. A palestrante elogiou o trabalho da Acib, uma vez que não é comum conseguir reunir tantas pessoas em um evento com esta temática. A palestra teve entrada gratuita e durou cerca de uma hora.

Daniela destacou que o trabalho consiste em identificar a demanda dos Empreendedores Individuais, que podem ser pessoas que querem começar com uma empresa pequena, com carga tributária menor, ou mesmo aquelas que trabalham na informalidade. “Essas pessoas que às vezes estão em casa fazendo salgado para vender, que estão costurando, são pedreiros ou mexem com artesanato, não sabem que podem ter direito ao INSS, a aposentadoria. E nós fazemos essa divulgação para as pessoas conhecerem isso e terem um acesso mais fácil à abertura de uma empresa”, comentou ela, acrescentando que o MEI não precisa obrigatoriamente se tornar uma microempresa no futuro, mas, estando formalizado, pode conseguir esse crescimento, trabalhando melhor a sua empresa, aumentando o faturamento e obtendo mais lucro.

A 9ª Semana do Empreendedorismo está sendo promovida desde o domingo, 07 de setembro, e termina nesta quinta-feira, 11 de setembro. Com realização da Acib, tem apoio do Sebrae MG, BDMG, Câmara Municipal de Barroso e Associação Ortópolis Barroso. Os patrocinadores são as empresas Mendes Júnior, Supermercado Almeida, Holcim (Brasil) S.A., Supermercado Moreira, Asseplan e Gambá Lanches.


Daniela Ananias falou para cerca de 80 pessoas no Cesan