Conheça a história da Acib
Uma entidade classista, criada a partir da iniciativa de um grupo de empresários visionários, em meados da década de 1980, mas que possui um papel social de suma importância para o desenvolvimento do município de Barroso. Assim pode ser descrita a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso, a ACIB, que desde 1985 vem fazendo a diferença para os empresários e para a população da cidade.
Na área empresarial, a entidade tem uma demanda de participação em projetos que abrangem a capacitação das empresas, fomento de novos e potenciais empreendedores, serviços de proteção ao crédito, atividades em núcleos comerciais segmentados, suporte às empresas, serviço de Medicina do Trabalho, convênios médicos e laboratoriais para associados, seus funcionários e dependentes, eventos específicos para reciclagem e apoio à implantação de práticas empresariais que visem o desenvolvimento econômico e social do município.
Não bastasse as ações que envolvem a classe empresarial, a ACIB conta, ainda, com um leque de serviços que contemplam toda a população, indistintamente. Dentre esses, destacam-se a manutenção de um consultório odontológico popular em sua sede, com mão-de-obra de profissionais que atuam na cidade e preços abaixo da média do mercado. Além disso, ações pontuais como feirões, promoções, palestras, cursos, oficinas, eventos culturais e a tradicional Chegada do Papai Noel alcançam números que vão além dos interesses dos associados. “Toda a população é beneficiada com o nosso trabalho em Barroso. Na ACIB, o cidadão é atendido, tendo ou não vínculo com um de nossos associados”, declara Márcio Lopes, gerente da entidade.
A ACIB atualmente conta com 08 funcionários e uma média de 170 associados, tendo como sede um imóvel à Rua Daniel Pantaleão Ferreira, 144, no Centro de Barroso, dando condições de nele distribuir bem sua estrutura física. Ainda sem um imóvel próprio, a associação, que sempre funcionou em pontos alugados, se prepara, agora, para um plano ambicioso: a construção de sua própria sede. O terreno já foi garantido, doado pela companhia de cimento Holcim, e o projeto já está pronto para a execução. Cabe à entidade buscar as parcerias para viabilizar o início das obras.
A diretoria busca aumentar consideravelmente sua prestação de serviços e tem a consciência de que, com a nova sede, esses objetivos serão alcançados. Para Ronaldo Ferreira, empresário e ex-presidente da entidade, e que na atual gestão, da presidente Daise Damasceno, ocupa o cargo de 1º Vice-Presidente, o aumento do espaço permitirá à entidade ampliar os convênios com empresas e profissionais para atendimento aos beneficiados com preços mais acessíveis. “Queremos colocar mais uma cadeira para atendimento no consultório odontológico e estudar a possibilidade de oferecer serviços de fisioterapia, nos mesmos moldes do consultório odontológico”, declara Ferreira, que ainda acredita que o nova sede, com amplas salas, poderá beneficiar associados e parceiros em suas demandas particulares de treinamentos, reuniões e encontros.
Assim, com a expectativa de dar o pontapé inicial na construção de sua nova sede, a entidade espera reforçar sua missão de atender às necessidades dos empresários, ampliando serviços e parcerias, bem como sua visão de ser referência como entidade representativa empresarial e promotora do desenvolvimento sustentável em Barroso.