terça-feira, 19 de maio de 2015

Acib, Ortópolis e Ascab unem forças em prol da coleta seletiva



Uma reunião ocorrida na tarde desta terça-feira (19), na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso (Acib), tratou de assuntos relacionados à coleta de materiais reaproveitáveis nas empresas de Barroso. O encontro contou com a participação de representantes da entidade empresarial, além de membros da Associação Ortópolis Barroso (AOB) e da Associação dos Catadores e Recicladores de Materiais Reaproveitáveis de Barroso (Ascab).

Durante a reunião, os participantes debateram as questões da destinação de recicláveis e definiram a criação de uma agenda de recolhimento do material nas empresas. À Acib cabe o papel da mobilização da classe empresarial, conscientizando os associados e demais empresas da cidade sobre a importância social que tem a doação do material à Ascab.

O presidente da Acib, Ronaldo do Nascimento Ferreira, enfatizou que os empresários podem e devem ajudar na iniciativa, pontuando vantagens para as empresas. “Acredito que a grande maioria das empresas pode colaborar, pois o volume de material reciclável que a gente produz diariamente é muito grande. Além disso, o pessoal da Ascab recolhe em nossa empresa, facilitando muito a vida do empresário, que fica livre daquele montante de materiais que, geralmente, não servem para ele”, ressaltou o presidente.

Ronaldo fez questão de lembrar que a doação do material pode influenciar diretamente na economia da cidade. “Quando a gente doa esse material para a Ascab, ele é vendido e revertido em renda para as famílias participantes do projeto, que então procuram o comércio local para fazerem suas compras. É um ciclo de sustentabilidade que estabelecemos com essa iniciativa”, completou ele.

De acordo com Sandra Dutra, da Ortópolis, a agenda com o novo sistema de recolhimento deve ter início nas próximas semanas. “Estamos pensando em começar a partir de junho ou, no mais tardar, em julho. Em breve as empresas serão visitadas por representantes da Órtópolis e da Ascab”, pontuou ela, que fez questão de destacar que esta é uma grande aliança em prol da reorganização da coleta seletiva do município, da melhoria da renda dos catadores e da organização da destinação dos materiais.

As empresas interessadas já podem começar a fazer suas doações. Basta que o empresário ligue para o telefone (32) 9992-7173 (Dadinha) e manifeste seu interesse em colaborar com esta importante ação social, que contribui com a geração de emprego e renda para diversas famílias carentes de Barroso. Informações, também, na Associação Ortópolis Barroso, pelo telefone (32) 3351-1637.