quarta-feira, 11 de março de 2015

Empresários debatem segurança pública em Barroso


 
Um grupo de empresários barrosenses se reuniu na tarde desta quarta-feira (11) com representantes das polícias Civil e Militar e da Promotoria Pública da cidade, com o objetivo de discutirem questões ligadas à segurança dos estabelecimentos comerciais, dos funcionários e também da população. O encontro, articulado pela Acib, aconteceu nas dependências do Fórum da cidade e teve a participação de cerca de 30 pessoas.

As autoridades presentes foram o Promotor de Justiça da Comarca, Dr. Pedro Estiguer Henriques, do comandante da Polícia Militar em Barroso, o 2º Tenente Alexandre Vigorito, do investigador da Polícia Civil, Edson Santos (representando o Delegado, Dr. Alexsander Soares Diniz, que participava em uma reunião em Belo Horizonte), além da assistente social da Comarca, Adriane Resende, que representou a Juíza Dra. Valéria Possa Dornellas A juíza chegou a receber os participantes no salão do júri, mas se ausentou devido a compromissos previamente assumidos.

Dentre as muitas conversas, exposição de problemas e justificativas, os principais pontos colocados foram a insuficiência de efetivo nas duas polícias da cidade, problemas estruturais e a necessidade de uma maior atenção do governo para investimentos em segurança pública no município.

Além desses assuntos, os presentes sugeriam medidas de segurança, levantaram questões ligadas à legislação, relembraram episódios de crimes e delitos já ocorridos em Barroso e relataram suas experiências pessoais sobre o assunto.

Ao término da reunião, ficou acertado que a Promotoria de Justiça e a Acib enviarão ao Estado ofícios solicitando maiores investimentos na área da segurança pública em Barroso. Além disso, uma maior atenção ao patrulhamento e uma sugestão para um sistema de monitoramento cooperado entre os empresários serão considerados.