quarta-feira, 18 de junho de 2014

Acib faz alerta sobre golpe no comércio


A Acib faz um alerta aos empresários para um golpe que vem acontecendo, especialmente no comércio. Ainda não há registros de que tenha acontecido na cidade, mas em outros municípios da região esta modalidade de crime anda sendo praticada e, infelizmente, muitas pessoas estão se tornando vítimas da prática criminosa.

O golpe: Uma pessoa bem vestida e aparentada, que saiba conversar e tenha postura, se faz passar por funcionário da Prefeitura da cidade e chega ao estabelecimento comercial declara estar realizando a cobrança de algum tributo, geralmente o IPTU. Há registros, também, de que os golpistas às vezes se fazem passar por funcionários de bancos e agências seguradoras. No local, o bandido também costuma simular uma ligação de telefone celular para o dono da empresa, dizendo que o empresário autorizou o pagamento.

A Acib recomenda aos empresários que façam um alerta junto aos seus funcionários, a fim de evitar que a prática aconteça na cidade. Por muitas vezes os empregados acabam caindo no golpe e os prejuízos podem ser grandes. O último caso que se tem registro na região aconteceu nesta terça-feira (17), na cidade de Santos Dumont, quando os golpistas levaram R$ 950,00 (novecentos e cinquenta reais) de uma casa de materiais de construção.

Em contato com a Prefeitura Municipal de Barroso, o Setor de Tributação informou que todas as cobranças relacionadas aos tributos municipais são realizadas através de boletos bancários, que devem ser pagos nos postos credenciados, tais como bancos, casas lotéricas ou representantes bancários, como os Correios, por exemplo. A Prefeitura aproveitou para informar, também, que nenhum servidor municipal é autorizado a receber qualquer quantia dos contribuintes. Tanto o Setor Tributário quanto a Tesouraria também não trabalham com o sistema de caixa, ou seja, com a movimentação de dinheiro em espécie.