quarta-feira, 11 de junho de 2014

Acib e Dinâmica UFSJ realizaram mais uma pesquisa de opinião em Barroso


Nos dias 25 e 26 de abril, estudantes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) estiveram em Barroso realizando uma pesquisa, encomendada pela Acib, com o objetivo de identificar as empresas barrosenses com maior destaque em seus ramos de atuação no ano de 2013. Mais de 80 segmentos foram avaliados pelos pesquisadores, que atuam junto à empresa júnior Dinâmica, parceira das pesquisas anteriores realizadas pela Acib.

Neste ano foi necessária uma adequação no modelo da pesquisa, contemplando, a partir desta edição, apenas empresas, não havendo mais profissionais avaliados. As mudanças aconteceram pois muitos profissionais, das mais diversas áreas, reivindicavam a inserção de suas categorias na pesquisa, fugindo ao propósito ideal, de reconhecer o trabalho de empresas instituídas na cidade. Além disso, se mais profissionais autônomos entrassem na pesquisa, os questionários ficariam muito extensos e boa parte dos entrevistados não teria disponibilidade ou paciência para responder a todos os segmentos.

Feita a pesquisa na cidade, a Dinâmica Júnior trabalha, agora, na tabulação dos resultados, que serão encaminhados em breve à nossa entidade, para divulgação dos vencedores. Todos os resultados e questionários serão arquivados e permanecerão disponíveis para consulta, como acontece com as pesquisas anteriores. Além disso, uma cerimônia oficial para entrega dos certificados aos agraciados será realizada, não havendo, no entanto, data confirmada para sua realização.

Sobre a pesquisa
A ideia da pesquisa aconteceu na gestão do então presidente Ronaldo do Nascimento Ferreira, atual vice-presidente da entidade, que decidiu criar este mapeamento para evitar que supostas empresas de certificação chegassem à cidade oferecendo seus diplomas, cobrando dos empresários uma taxa abusiva sobre eles. Por muitas vezes os empresários se viam obrigados a adquirir tais certificados, para os quais nem mesmo acontecia uma pesquisa transparente, com receio de que a suposta empresa de pesquisas vendesse o título a um concorrente. No caso da Acib, os certificados são gratuitos, por direito, já que os nomes são escolhidos pelo povo de Barroso. A pesquisa deste ano contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Barroso, que gentilmente cedeu uma condução para transporte dos pesquisadores entre as cidades de Barroso e São João del-Rei.