segunda-feira, 22 de junho de 2015

Acib e Dinâmica realizaram mais uma pesquisa em Barroso


Na sexta-feira (19), um grupo de aproximadamente 30 estudantes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) esteve em Barroso para a realização de mais uma pesquisa de opinião pública, encomendada pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso (Acib). A iniciativa tem como objetivo a promoção do evento “Melhores do Ano”, que rende homenagem aos mais lembrados pela população barrosense em uma noite solene, que neste ano será realizada no mês de setembro.

A metodologia e responsabilidade da pesquisa é da empresa júnior Dinâmica, que já vem desenvolvendo o trabalho em parceria com a Acib há alguns anos. Cerca de 90 segmentos foram avaliados pelos pesquisadores, que estiveram presentes em todos os bairros da cidade. O próximo passo é a análise dos resultados, que será encaminhada em breve à associação, para divulgação dos vencedores. Todos os resultados e questionários são anualmente arquivados e permanecem disponíveis para consulta na entidade.

Para o presidente da Acib, Ronaldo do Nascimento Ferreira, a confiabilidade da pesquisa e a excelência do trabalho dos jovens universitários é um dos pontos altos da parceria. “Essa proposta foi implementada pela nossa associação ainda na minha primeira gestão como presidente, em 2006. Com o passar dos anos, a credibilidade da pesquisa cresceu muito e o evento de premiação dos melhores do ano da cidade ganhou notoriedade, sinal de um trabalho sério e muito bem desenvolvido”, destacou ele.


Sobre a pesquisa

Um dos principais objetivos da associação ao promover a pesquisa (e posterior evento de entrega dos certificados) na cidade é o de evitar que supostas empresas e institutos de pesquisa apareçam em Barroso, oferecendo certificados cuja apuração se apresenta de forma irregular ou até mesmo inexistente, bem como combater os custos abusivos cobrados por tais empresas. No evento “Destaque Empresarial” da Acib, a empresa ou profissional escolhido pelo povo recebe legitimamente seu certificado. Trata-se, portanto, de um processo justo, democrático e fiel à pesquisa realizada.

Desde o ano de 2006, preocupada com uma maior transparência e credibilidade das pesquisas promovidas para esta finalidade, a Acib firmou parceria com a Dinâmica Consultoria Júnior, da Universidade Federal de São João del-Rei. A partir de então, os critérios adotados garantem maior legitimidade à voz dos consumidores e clientes de nossa cidade.