quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Projeto implementado na Acib atraiu atenção da CDL de Carandaí


Representes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Carandaí estiveram em Barroso na sexta-feira (20), em visita à Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso (Acib), onde participaram de uma reunião com a presidente Daise de Almeida Ferreira. O objetivo do encontro era conhecer o formato do Programa Rumo Certo, parceria entre Acib, Ortópolis e Instituto Holcim que, quando implementado em Barroso, obteve muito sucesso e resultados surpreendentes entre as empresas participantes.

Os empresários de Carandaí, Rogério de Sousa Bertolin, presidente da CDL, e Filipe Gustavo Baêta, diretor de Produtos e Serviços da entidade, destacaram as dificuldades pelas quais o comércio da cidade vizinha vem passando e, por isso, procuraram pela Acib, já que tiveram informações do bom êxito do Rumo Certo em Barroso. A presidente Daise fez questão de destacar que o Rumo Certo foi um divisor de águas para o comércio em nossa cidade, contribuindo de maneira significativa para a melhoria do visual das lojas, atendimento, qualidade dos produtos e melhor gerenciamento dos negócios. Os carandaienses demonstraram grande interesse e levaram consigo todas as informações e contatos para uma possível implantação do programa na cidade.

Para o gerente da Acib, Márcio Antônio Lopes, o encontro foi proveitoso, pois além do assunto principal, o projeto Rumo Certo, as duas entidades puderam trocar informações importantes e relatar experiências vividas nas cidades. “Foi muito boa essa visita deles aqui à Acib. Barroso e Carandaí são muito parecidas em alguns pontos, como por exemplo número de habitantes, área territorial urbana e, também, o fato de sermos cidades próximas a Barbacena, que é um mercado maior e mais competitivo. Trocamos muitas figurinhas e reforçamos os laços entre nossas entidades, o que é fundamental para setores classistas como o nosso”, pontuou ele.

 

Rumo Certo

O projeto Rumo Certo consiste em um trabalho de revitalização e expansão do comércio do município de Barroso, a partir de uma ação promovida pelo Instituto Holcim, pela Associação Ortópolis Barroso e pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso. Sob o comando do consultor de gestão Alecsandro Araújo de Souza, o Rumo Certo teve início em agosto de 2006, quando houve um mapeamento do comércio na região e os trabalhos foram iniciados.

Ao longo dos anos, a capacitação que reuniu diversos comerciantes dos mais variados setores. Até o asilo da cidade integrou-se ao projeto para melhorar sua gestão. A capacitação, com foco em gestão administrativa e financeira e mudança de comportamento, buscou alternativas para reforçar a geração de trabalho e renda para a comunidade. O programa abordou temas como cultura empreendedora, finanças, marketing e vendas e estratégias comerciais, entre outros, objetivando capacitar os empresários para que possam gerir melhor os seus negócios, visando o aumento de lucratividade e geração de emprego e renda no município.