sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Acib reforça alerta aos comerciantes de Barroso


Em decorrência de fatos ocorridos em Barroso nas duas últimas semanas – dois assaltos a mão armada a supermercados da cidade –, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso (Acib) reforça aos empresários um alerta feito pelo 2º Tenente Alexandre Vigorito, comandante da Polícia Militar da cidade, na manhã desta sexta-feira (13), ao departamento de jornalismo da Rádio Liberdade FM, para o qual é preciso muita atenção.

De acordo com o militar, nos dois assaltos os bandidos levaram boas quantias em dinheiro, num somatório que chega a R$ 5 mil subtraídos dos estabelecimentos comerciais. O prejuízo só não foi maior porque os empresários realizam, com frequência, o procedimento conhecido como “sangria”, que é a constante retirada de dinheiro dos caixas para evitar que grandes quantidades de valor em espécie permaneçam nas gavetas das caixas registradoras.

Outro fato que merece destaque é o de que em ambos os estabelecimentos haviam sistemas de monitoramento por câmeras, em perfeito funcionamento, o que pode facilitar a identificação dos criminosos. Os trabalhos iniciais foram feitos pela Polícia Militar e as investigações agora seguem sob responsabilidade da Polícia Civil.

Por fim, a Acib elenca alguns pontos que devem ser bem observados em seus estabelecimentos comerciais, inclusive orientando seus funcionários a respeito, sempre buscando se precaver material e fisicamente no caso de assaltos: 

- Evite fazer movimentações financeiras de grandes valores. Utilize agência bancárias;

- Procure alternar os horários de pagamento e serviços bancários. Evite a rotina;

- Lembre-se: um alvo fácil é sempre mais procurado;

- Não comente sobre valores financeiros com pessoas de pouco convívio;

- Sempre observe se há pessoas suspeitas nas proximidades;

- Se precisar transportar muito dinheiro, não ande sozinho. Faça-se acompanhar de parentes, amigos ou seguranças;

- Desconfie de telefonemas de pedidos de depósito, liberação de créditos para celular ou pedidos de entregas fora da normalidade. Mantenha a calma e acione a Polícia;

- Em caso de assalto, não reaja. Acredite sempre que a arma do bandido é verdadeira e está carregada;

- Evite fazer gestos bruscos, que possam ser confundidos com uma reação de sua parte;

- Busque memorizar traços que facilitem uma posterior identificação dos criminosos, tais como marcas, manchas, cicatrizes ou tatuagens;

- Procure dialogar o mais cordialmente possível com o assaltante, para acalmar os ânimos e amenizar a sua fúria. Na maioria dos casos, eles estão mais nervosos que a vítima;

- Instale e mantenha em funcionamento um bom sistema de alarmes e câmeras de segurança. 

Observando-se essas dicas de segurança, as consequências de uma ação criminosa em seu estabelecimento poderão ser bem menores. E lembre-se: sempre que necessário, acione a Polícia Militar, através do 190.