O estudante de Administração da Universidade Federal de São João del-Rei, Henrique Souza, desenvolve pesquisa para analisar a utilização de ferramentas de gestão orçamentária em Barroso. O estudo desenvolvido pelo barrosense faz parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso e tem o objetivo de levantar dados que poderão beneficiar empresas de consultoria e associações comerciais e industriais da região.
De acordo com o pesquisador, os dados levantados se referem mais especificamente sobre as ferramentas de Ponto de
Equilíbrio
(resume-se à quantidade mínima a ser produzida/vendida afim de que
não tenha lucro nem prejuízo), Payback (tempo de recuperação do
investimento), Índice de Lucratividade (mede o lucro em relação às
vendas, é o quanto se ganha por unidade de capital investido) e a Taxa
Interna de Retorno – TIR (mede a rentabilidade do investimento ao longo
do tempo). "Estas ferramentas são o foco principal do trabalho,
uma vez que existem inúmeras outras e faz-se necessário a limitação do
estudo, além de serem ferramentas pouco divulgadas no comercio local", declara.
Henrique Souza (Foto: Arquivo pessoal) |
O direcionamento desta pesquisa é para MPEs (Micro e Pequenas Empresas) locais. Segundo Henrique Souza, a escolha desse tema é devida a grande taxa de mortalidade de MPEs. "Apenas 75,6% das empresas abertas continuam suas atividades após dois anos, tendo com um dos fatores responsáveis a falta de atenção dada à Administração Financeira das possíveis causas de mortalidade fatores econômicos é responsável por 20%, perdendo apenas para inexperiência, 72%", afirma.
Os resultados serão divulgados junto à UFSJ, parceiros para idealização da pesquisa e empresas participantes, assim como o artigo na íntegra. Os dados serão coletados até o dia 24/10/2014 e os resultados pretendo divulgá-los, no mais tardar, em 07/11/2014.
A Acib convoca os empresários de Barroso a contribuírem com informações para a pesquisa, uma vez que os resultados apurados serão de grande valia para as atividades empresariais no futuro. Para preencher os dados, basta acessar este link.
Fonte: Jornal Primeira Página