segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Empresário, colabore com pesquisa sobre ferramentas de gestão orçamentária em Barroso


O estudante de Administração da Universidade Federal de São João del-Rei, Henrique Souza, desenvolve pesquisa para analisar a utilização de ferramentas de gestão orçamentária em Barroso. O estudo desenvolvido pelo barrosense faz parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso e tem o objetivo de levantar dados que poderão beneficiar empresas de consultoria e associações comerciais e industriais da região.

De acordo com o pesquisador, os dados levantados se referem mais especificamente sobre as ferramentas de Ponto de Equilíbrio (resume-se à quantidade mínima a ser produzida/vendida afim de que não tenha lucro nem prejuízo), Payback (tempo de recuperação do investimento), Índice de Lucratividade (mede o lucro em relação às vendas, é o quanto se ganha por unidade de capital investido) e a Taxa Interna de Retorno – TIR (mede a rentabilidade do investimento ao longo do tempo). "Estas ferramentas são o foco principal do trabalho, uma vez que existem inúmeras outras e faz-se necessário a limitação do estudo, além de serem ferramentas pouco divulgadas no comercio local", declara.

Henrique Souza (Foto: Arquivo pessoal)

O direcionamento desta pesquisa é para MPEs (Micro e Pequenas Empresas) locais. Segundo Henrique Souza, a escolha desse tema é devida a grande taxa de mortalidade de MPEs. "Apenas 75,6% das empresas abertas continuam suas atividades após dois anos, tendo com um dos fatores responsáveis a falta de atenção dada à Administração Financeira das possíveis causas de mortalidade fatores econômicos é responsável por 20%, perdendo apenas para inexperiência, 72%", afirma.

Os resultados serão divulgados junto à UFSJ, parceiros para idealização da pesquisa e empresas participantes, assim como o artigo na íntegra. Os dados serão coletados até o dia 24/10/2014 e os resultados pretendo divulgá-los, no mais tardar, em 07/11/2014.  

A Acib convoca os empresários de Barroso a contribuírem com informações para a pesquisa, uma vez que os resultados apurados serão de grande valia para as atividades empresariais no futuro. Para preencher os dados, basta acessar este link.


Fonte: Jornal Primeira Página