sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
Metade dos brasileiros compra pela sensação de prazer pessoal
Uma pesquisa sobre a Experiência de Consumo do Brasileiro encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo Portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz revela que para metade dos consumidores ouvidos no estudo (68% entre os consumidores da Classe A e B), o consumo está ligado a boas sensações e ao prazer. As sensações e experiências positivas são os principais destaques: relaxar (47%) prazer de comprar (43%), melhora de humor (37%), satisfação pessoal (35%). A melhora de humor é ainda mais comum entre as mulheres (43%, contra 29% entre os homens). O estudo foi realizado junto a 620 pessoas maiores de 18 anos, de todas as 27 capitais brasileiras.
Os entrevistados também citaram outras variáveis determinantes da compra como a necessidade de se ter o produto (71%), o preço (44%), as promoções (37%) e a qualidade, marca ou modelo (21%) do que se deseja comprar. Por outro lado, entre os fatores com relativa importância, numa decisão de compra, estão o atendimento (18%), a forma de pagamento (15%) e a propaganda (4%).
Influenciadores dentro do ambiente de compra
Por outro lado, os pesquisadores também procuraram identificar as principais influências relacionadas ao ambiente e às condições oferecidas aos consumidores no momento da compra. O estudo conclui que as questões financeiras são as mais importantes para os consumidores. De acordo com 88% dos entrevistados, o preço é o principal motivo para justificar uma compra. Em seguida aparecem as promoções e liquidações (78%), a qualidade do produto ou serviço (71%) e as facilidades e os vários meios de pagamento (51%). O apelo das vitrines foi citado por 12% dos entrevistados, sendo mais representativo entre as mulheres (19%, contra 5% dos homens).
O que leva a pessoa a desistir de uma compra?
O estudo também identificou quais fatores levam o consumidor a desistir de fazer uma compra. O valor acima do esperado foi citado por 59% dos consumidores. Taxas extras e outros custos aparecem em segundo lugar com 44% das respostas, além da falta de opção da forma de pagamento desejada pelo consumidor (40%).
Quais motivos levam o consumidor ao arrependimento?
Ao perguntar sobre os principais motivos que levam as pessoas a se arrependerem pelos gastos feitos, os motivos que mais aparecem com frequência têm a ver com a alteração no planejamento financeiro (88% no caso de compra de acessórios para automóveis e motos), gasto sem proveito (100%, no caso de acessórios de moda) e dívidas adquiridas (61%, no caso dos eletroeletrônicos e 88% no caso dos eletrodomésticos).
De modo geral, observa-se que as compras desnecessárias são mais comuns entre as mulheres (48%, contra 38% dos homens). Além disso, elas também são as que mais se arrependem de compras que resultam no uso parcial do produto comprado (20%, contra 12% dos homens). Já em relação à classe social, os entrevistados da Classe C, D e E mostram-se mais propensos a realizar compras desnecessárias (43%, contra 38% da Classe A/B).
Fonte: SPC Brasil
Postagens Relacionadas:
A ACIB deseja a todos os papais um Feliz Dia dos Pais! … Leia Mais
Acib divulga os nomes dos vencedores da promoção do Dia dos Pais Os sorteios foram feitos por moradores de Barrosoe acompanhados por membros da diretoria Na tarde desta terça-feira, 16 de agosto, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso (Acib) realizou… Leia Mais
Sebrae realiza diagnóstico de empresas em Barroso Para atender cada vez com mais qualidade aos pequenos negócios, a partir desta quarta-feira, dia 31 de agosto, o Sebrae estará em Barroso realizando um trabalho de visita aos empreendimentos da cidade. O objetivo é faze… Leia Mais
Acib realizou entrega da premiação do Dia dos Pais Na tarde de quarta-feira, 17 de agosto, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso (Acib) realizou a entrega da premiação da promoção do Dia dos Pais deste ano de 2016. Os vencedores compare… Leia Mais
Estudantes da UFSJ realizaram pesquisa de opinião pública em Barroso Nesta quarta-feira, 17 de agosto, cerca de 15 estudantes pela empresa Dinâmica Consultoria, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), estiveram em Barroso, com o objetivo de realizarem uma pesquisa de opinião pú… Leia Mais