11ª SEMANA DO EMPREENDEDORISMO

Uma semana inteira de programação voltada para os barrosenses. Participe!

SUA SAÚDE É IMPORTANTE PARA NÓS

Na Acib o conveniado tem acesso a consultas e exames laboratoriais em Barroso e cidades da região

MEDICINA DO TRABALHO

A saúde do trabalhador tratada com qualidade, responsabilidade e preço acessível.

PRECISANDO DE UM EMPRÉSTIMO COM JUROS BAIXOS?

Empresas associadas tem acesso às linhas de crédito do BDMG na Acib. Conheça!

terça-feira, 29 de julho de 2014

Empresas de médicos e advogados podem ter menos impostos


Micro e pequenas empresas abertas por médicos, advogados, engenheiros, arquitetos ou jornalistas estão entre as 140 categorias que poderão aderir ao Simples Nacional se as alterações na lei do tributo aprovadas pelo Senado forem sancionadas pela presidente Dilma Rousseff.

Em muitos casos, isso pode significar uma redução na taxa de impostos pagas. A mudança varia conforme a categoria e o faturamento. Para escritórios de advocacia que faturam até R$ 180 mil por ano, por exemplo, a tributação pode cair de 17% para 4,5%, aponta o advogado tributarista Raul Haidar.

O texto modifica também a cobrança da chamada substituição tributária e garante o direito a alíquota mais baixa de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) para microempreendedores individuais – categoria que fatura até R$ 60 mil por ano.

Segundo o ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, a presidente deve sancionar a proposta enviada pelo Senado no próximo dia 7 de agosto. Assinada a lei, as mudanças passam a valer em 2015.

Confira a matéria completa do UOL Economia clicando neste link.

Fonte: Uol Economia

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Acib e Sebrae oferecem curso "Gestão Visual de Loja"


Comerciantes que buscam melhorar os seus negócios precisam ficar atentos a uma nova oportunidade que a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso (Acib) traz para a cidade, em parceria com o Sebrae. Trata-se do curso "Gestão Visual de Loja", que acontece dos dias 11 a 15 de agosto de 2014, com 16 horas de curso e outras 2 horas de oficina prática.

O curso é direcionado aos empresários e profissionais do comércio varejista que querem aprimorar a acomodação dos produtos e destacar os espaços de suas lojas. Empresas dos setores de vestuário, construção, alimentação, mobiliário e eletrônicos e comércio varejista em geral podem se inscrever.

O curso tem vagas limitadas e os interessados precisam se apressar. As inscrições acontecem somente até o dia 07 de agosto, das 8h às 18h, na sede da Acib, à Rua Daniel Pantaleão Ferreira, 144, no centro de Barroso, ou ainda através do telefone (32) 3351-1266.

De acordo com o consultor da Acib, Emílio Rodrigues, é importante que o comerciante se atente para novas possibilidades no layout das empresas. “Às vezes o empresário entra em uma zona de conforto e se esquece de cuidar do visual, da vitrine da loja. E pesquisas apontam que o visual de uma loja pode influenciar até 75% dos clientes a realizarem suas compras”, enfatizou ele, aproveitando para lembrar que outras informações poderão ser adquiridas na própria Acib.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Barroso recebe workshop sobre responsabilidade social

Alecsandro Araújo de Souza
A Associação Ortópolis Barroso, em parceria com a Holcim e com o Instituto Holcim realizam na cidade, no dia 29 de julho, o workshop "Responsabilidade social: Custo ou investimento?". O evento acontece às 18h30min, no salão do Júri do Fórum de Barroso, e será ministrado pelo consultor Alecsandro Araújo de Souza.

O evento é gratuito e a Ortópolis informa aos interessados que as inscrições deverão ser feitas no período de 14 a 28 de julho de 2014. Inscrições e mais informações diretmente na sede da Ortópolis ou pelo telefone (32) 3351-1637.






quarta-feira, 23 de julho de 2014

Trauma ocular: um risco que nenhum trabalhador precisa correr


O cuidado com os olhos deve ser uma preocupação diária do empregado e do empregador. A visão é um sentido fundamental ao indivíduo e, quando debilitada, pode incapacitar para o trabalho. Se comparado a outros tipos de acidentes de trabalho, o trauma ocular é o que mais compromete a produtividade. Enquanto a média de absenteísmo por acidente é de cinco semanas no caso de outras regiões do corpo serem atingidas, a inaptidão quando os olhos são lesionados afasta o trabalhador por uma média de 15 semanas. Infelizmente, todos os anos, milhares de brasileiros sofrem traumas nessa região e a grande maioria dos acidentes poderia ser evitada com cuidados simples, como o uso de protetores oculares.

Nos ambientes de trabalho, infelizmente as ações preventivas não vem dando a devida atenção ao assunto e, com isso, o que se tem visto é o crescimento da frequência de incidentes com ferimentos nos olhos. Seja pela falta de compreensão da importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s) por parte dos trabalhadores, seja pela falta de fiscalização das empresas, o que os oftalmologistas percebem é que ainda é preciso investir muito em campanhas de conscientização.

Os traumatismos podem ser causados por corpos estranhos, lacerações, perfurações, contusões, queimaduras ou contato com produtos químicos. Os mais comuns são os traumas perfurantes, diretamente relacionados com o trabalho braçal e os homens jovens são as principais vítimas, por terem mais força física. A gravidade do dano depende da energia cinética do objeto e o local do impacto, por isso os traumas que são acompanhados de fraturas e hemorragias geralmente são os mais graves.

Atividades como martelar, afiar, soldar, furar e lixar podem resultar em acidentes com a introdução de objetos nos olhos. Trabalhadores que lidam diretamente com instrumentos pontiagudos, estilhaços de vidro, lascas de madeira, partículas, pregos, areia, fagulhas, produtos químicos, gases, pó e vento são os mais ameaçados.

Os riscos são inúmeros: se a lesão ocorrer na córnea, a vítima pode desenvolver catarata e, se a retina for atingida, a visão pode ficar comprometida parcial ou completamente. Mas a prevenção é simples. Se o indivíduo executa sua função devidamente protegido, dificilmente será lesionado caso ocorra um acidente.

A melhor maneira para prevenir os traumas oculares é a utilização de óculos de proteção, tanto por quem realiza o serviço como por quem o cerca. Preferencialmente, eles devem ser adaptados às necessidades de cada trabalhador e seu material escolhido segundo o tipo de risco a que se expõe: plástico, vidro laminado, temperado, ou endurecido. Atualmente são produzidos esses óculos já com o grau específico para cada trabalhador, dispensando o uso dos óculos convencionais. Para garantir a segurança no ambiente de trabalho, a inspeção constante da totalidade dos funcionários é indispensável. Cabe à supervisão fiscalizar as condições de trabalho, promovendo toda mudança que se mostrar necessária. Além de exigir o uso dos óculos, compete a ela observar o estado de manutenção e disposição do maquinário e as condições de trabalho a que é submetido o trabalhador: horas de trabalho e descanso, ventilação e iluminação do ambiente.

É preciso que os empresários percebam que em termos financeiros, vale mais investir em prevenção que arcar com os custos de ter funcionários afastados por acidentes. A economia proporcionada pela saúde do trabalhador e pelo seu rendimento compensa qualquer ação educativa para a conscientização da importância do uso de EPIs.


Em caso de emergência, como proceder?

Quando ocorre um acidente, dependendo de suas características e extensão, a vítima pode percebê-lo no mesmo instante, ou apenas algum tempo mais tarde, quando surgirem os sintomas. Os mais comuns são: sensação de corpo estranho, dor, irritação, ardor, vermelhidão, lacrimejamento, baixa da visão e fotofobia.

Caso você sofra um trauma ocular ou precise ajudar alguém nessa situação, é muito importante o pronto atendimento por um oftalmologista. Quanto mais rápido o paciente receber socorro especializado, menos risco corre de ter sua visão danificada.

No caso de contato de produtos químicos com os olhos, a primeira atitude a se tomar é lavá-los abundantemente com água limpa ou solução fisiológica, evitando colírios, e procurar uma emergência oftalmológica em seguida. Já quando há perfuração, é importante evitar a compressão do globo ocular, até que a avaliação da lesão seja feita.

E atenção: a utilização de colírio para alívio dos sintomas é um procedimento que deve ser feito apenas por profissionais especializados. Seu uso incorreto ou em excesso pode ocasionar problemas graves, como úlceras e cegueira.

Com informações do site www.saudedosolhos.com.br

terça-feira, 22 de julho de 2014

Por que oferecer o Cartão Alimentação aos seus funcionários?


O Cartão Alimentação é um dos mais modernos e coerentes meios de oferecer benefícios aos funcionários de uma empresa. Solução adequada para o atendimento ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) desenvolvido pelo Governo Federal para melhoria das condições nutricionais com reflexo positivo para a saúde. O programa, rigorosamente acompanhado pelos órgãos responsáveis entrega o benefício aos funcionários substituindo a entrega de cestas básicas ou antigos vales, feitos de papel.

A Acib possui uma parceria com a SysproCard e, por isso, oferece, também, a possibilidade de sua empresa trabalhar com mais este benefício. O Cartão Alimentação Sysprodata permite que as empresas clientes agilizem o processo de liberação de crédito e colaborem com a nutrição adequada dos trabalhadores. Dentre os vários benefícios, a melhora na qualidade de vida e de trabalho são buscas constantes da empresa. O cartão é aceito em supermercados, hipermercados e mercearias.

Além dessas vantagens, o cartão representa maior rapidez na hora da compra. Caso o crédito não seja utilizado, ele permanece no cartão e acumula-se. O detentor do cartão garante uma senha pessoal e pode acessar seu saldo a todo momento. Para as empresas, o cartão garante facilidades.

Confira, abaixo, os principais benefícios deste serviço. E aproveite para entrar em contato com a Acib e se informar sobre como oferecer o Cartão Alimentação à sua equipe e ter acesso a tudo o que ele proporciona.

Benefícios do Cartão Alimentação para os funcionários:
- Qualidade de vida e melhor autoestima;
- Liberdade de escolha do estabelecimento comercial;
- Liberdade de escolha dos produtos de melhor preferência;
- Segurança;
- Aumento da capacidade de aprendizado, melhorando o nível profissional;
- Redução dos gastos pessoais referente ao custo de alimentação;
- Melhora na logística de distribuição.

Benefícios do Cartão Alimentação para Empresa:
- Gestão simplificada;
- Valorização da equipe;
- Dedução das despesas de alimentação como custo operacional;
- Redução do Imposto de Renda para pagar através de deduções como incentivo fiscal;
- Isenção de encargos sociais (FGTS, INSS);
- Diminuição dos acidentes de trabalho, do absenteísmo, das doenças profissionais, da rotatividade do pessoal e consequentemente maior produtividade dos funcionários;
- Melhoria do relacionamento entre os funcionários e maior valorização da empresa;
- Agilidade nas solicitações de novos cartões para novos colaboradores;
- A solução do meio de pagamento com o cartão evita a circulação de valores nas dependências da companhia.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Saiu a edição 95 do AcibNews


Acaba de ser publicado mais um AcibNews, o informativo impresso oficial da Acib. Nesta edição, a de nº 95, o leitor pode conferir os seguintes conteúdos:

- Começa mais um Planejamento Estratégico em Barroso, com parceria da Acib
- Palavra da Presidente
- Editorial
- Por que oferecer o Cartão Alimentação aos seus funcionários?
- Empresários se reúnem com a Caixa Econômica Federal
- Acib alerta sobre golpe no comércio
- Acib vai a Belo Horizonte para capacitação junto ao BDMG
- Trauma ocular: um risco que nenhum trabalhador precisa correr
- Os reflexos positivos da Expansão da Holcim na economia local
- Promoção Churrascão do Papai 2014


O AcibNews é distribuído entre as empresas associadas, parceiros, entidades da cidade e, também, em pontos estratégicos. Para ter acesso à versão online, acesse o link http://migre.me/kzfIx.

Boa leitura!

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Qualifique-se no Sebrae. É online e de graça!


VOCÊ SABIA???

O Sebrae oferece CURSOS GRATUITOS A DISTÂNCIA através do portal EAD Sebrae. Basta acessar o site www.ead.sebrae.com.br, escolher o curso e se inscrever!

Os cursos são disponibilizados por perfis e você pode escolher de acordo com as características nas quais você se encaixa. Além disso, o portal oferece conceitos e dicas importantes para o sucesso de seu empreendimento.

Não perca mais tempo! Qualifique-se no EAD Sebrae! É de graça! Acesse: www.ead.sebrae.com.br


terça-feira, 15 de julho de 2014

Acib vai a Belo Horizonte para capacitação junto ao BDMG


O BDMG, que sempre investe e acredita no empreendedorismo dos micro empresários mineiros, acaba de criar o BDMG Acredita, uma linha de crédito especial para empresas com até 6 meses de registro na Junta Comercial. O objetivo principal é o de fortalecer os novos negócios, evitando que essas empresas fechem as portas nos primeiros anos de atividade.

A funcionária da Acib, Ester Isabel dos Santos, responsável pelos atendimentos do BDMG na sede de nossa associação, esteve no último dia 03 de Julho em Belo Horizonte, onde participou de um treinamento específico sobre o BDMG Acredita, visando oferecer um melhor atendimento e suporte aos novos negócios que busquem por essa linha de crédito na Acib. É importante ressaltar que qualquer empresário pode ter acesso ao financiamento, não sendo necessário compor o quadro de filiados da Acib.

Ester aproveitou para falar das vantagens do BDMG Acredita. “O BDMG Acredita é um produto inovador, uma linha de crédito especial para empresas com até 6 meses de registro de atividade. O mais importante é que ele tem condições especiais em relação às outras linhas de crédito do mercado”, destacou ela, lembrando que a Acib oferece, também o FINAME, um produto exclusivo para aquisição de máquinas, equipamentos e veículos com as melhores taxas do mercado, além do GERAMINAS, destinado ao capital de giro. “Só com o Geraminas aqui em Barroso nós tivemos mais de 15 empresas beneficiadas, o que proporcionou mais de R$ 200 mil em capital de giro dentro do município”, pontuou Ester.

No BDMG Acredita, para oferecer crédito no início da vida da empresa, o BDMG buscou uma forma inovadora de análise de crédito. Por meio da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco realiza uma análise psicométrica online com base no perfil empreendedor do gestor do negócio. Essa ferramenta, utilizada em diversos países do mundo, cria a possibilidade de uma empresa obter crédito como pessoa jurídica, mesmo quando ainda é nova e não tem uma história para contar.

Ainda de acordo com Ester, o processo do BDMG Acredita é simples. A solicitação de crédito deve ser feita normalmente pela internet. “Você faz a simulação e, em seguida, preenche a proposta. Se sua empresa tiver até 180 dias de registro do CNPJ e cumprir os requisitos da análise cadastral, será apresentado um link para realização do questionário sobre perfil empreendedor. O responsável legal deverá preencher esse formulário, sem ajuda ou interrupção, cujo tempo previsto é de 45 minutos”, relatou.

O BDMG Acredita pode ser parcelado em até 24 meses, com carência de 3 meses para início do pagamento. A taxa de juros é bastante atraente, de apenas 1,78%* ao mês (fixa), com garantia simplificada. As empresas interessadas podem fazer financiamentos de R$ 2 mil a R$ 15 mil. Para mais informações, basta procurar pela secretaria da Acib, telefone (32) 3351-1266.


quinta-feira, 3 de julho de 2014

Governo amplia para nove meses prazo máximo de trabalho temporário


O Ministério do Trabalho e Emprego aumentou o prazo dos contratos temporários de trabalho, autorizando a prorrogação por seis meses além dos três meses iniciais, se justificada essa necessidade. Até então, a prorrogação era limitada a uma única vez de três meses. A medida começou a valer em 1º de julho, de acordo com portaria publicada pelo Ministério no Diário Oficial da União.

A regra diz que a contratação de trabalho temporário só é válida caso haja necessidade de substituir funcionários do quadro permanente e regular de uma empresa, ou quando haja acréscimo extraordinário de serviços. No caso de substituição de pessoal, a portaria passa a definir que o contrato temporário não pode ultrapassar um período total de nove meses.

A norma indica que a empresa de trabalho temporário tem que solicitar autorização ao Ministério com, no mínimo, cinco dias de antecedência caso queira contratar um empregado temporário ou prorrogar o seu contrato. O pedido pode ser feito por meio do portal do Ministério na internet. A portaria define ainda que as empresas de trabalho temporário devem informar até o dia 7 de cada mês os dados sobre os contratos desse tipo finalizados no mês anterior.

Conforme a legislação brasileira sobre trabalho temporário, a empresa de trabalho temporário atua colocando à disposição de outras empresas os trabalhadores por ela contratados.

Fonte: Agência Brasil / Foto: Divulgação da internet