terça-feira, 24 de março de 2015

Alerta: Dinheiro falso em circulação em Barroso


A Acib reforça o alerta divulgado pela imprensa de Barroso, dando conta de que notas falsas estão em circulação pela cidade. Recomendamos aos comerciantes que reforcem seus métodos de segurança e vigilância, além de procurar esclarecer os pontos mais importantes junto a seus funcionários.

Na tarde desta segunda-feira (23) uma comerciante do centro de Barroso entrou em contato com o departamento de jornalismo da Rádio Liberdade FM para informar sobre a circulação de notas falsas na cidade. De acordo com as informações apuradas, desde a última semana foram identificadas seis notas falsificadas de R$ 100,00 repassadas ao comércio local, números confirmados pelas agências bancárias da cidade.

A comerciante que fez o alerta recebeu uma dessas notas, no final da semana passada. “Na sexta-feira, ao realizar o pagamento de uma duplicata no Bradesco, eles constataram que a cédula era falsa e ela foi retida pela agência. Já nesta segunda-feira, a funcionária do banco veio até meu estabelecimento e me apresentou mais uma nota falsa, que passaram em uma mercearia, e que também foi retida pelo banco, e essa nota continha o mesmo número de série da outra”, revelou a empresária.

Em contato com o Banco Bradesco, que identificou a maioria das notas falsas, a responsável pelo setor de tesouraria informou que, de fato, em menos de uma semana foram cinco notas falsas somente na agência de Barroso. “Na semana passada nós tivemos quatro apreensões e nesta segunda-feira tivemos mais uma. As cópias estão bem perfeitas e possuem todas as características. A gente do banco consegue identifica, mas para o comerciante fica mais difícil. Inclusive fiz um teste com um mecanismo em uma outra agência aqui da cidade e o resultado deu que a nota era verdadeira”, revelou a funcionária do banco.

Já na agência do Itaú, o responsável informou que o banco reteve uma nota de 100,00, também nesta segunda-feira. No Banco do Brasil, foram feitas seis tentativas de contato telefônico, mas as ligações não foram atendidas.

A empresária autora do alerta destacou a dificuldade na identificação da fraude. “É tudo muito rápido. O problema é que a nota era perfeita. A falsificação era muito fiel a uma nota verdadeira. A gente foi em algumas lojas do centro e todas elas disseram que aceitariam a nota. Somente em uma delas não aceitaria, porque a máquina acusou a falsificação”, finalizou a empresária.

Confira as dicas de segurança da Polícia Federal para identificação de moeda falsa:

1 - Método “Tocar – Observar – Inclinar”: Percebendo se a textura da nota é diferente do normal e se os elementos de segurança são visíveis pela observação da nota em contraluz ou através da sua inclinação, este método permite identificar um grande número de notas falsas.

2 - Comerciante, não tenha pressa no atendimento: Geralmente essas notas são passadas em locais de grande concentração de pessoas, feiras, lojas, supermercados, comércio ambulante, e muitas vezes a pressa do comerciante para atender um maior número de clientes faz com que ele não tome o devido cuidado em verificar a nota que está recebendo.

3 - Conheça bem a nota verdadeira: Geralmente pessoas que lidam diariamente com dinheiro, como os caixas de banco e comerciantes, sabem facilmente identificar uma nota falsa - essa experiência em manusear diariamente o dinheiro verdadeiro faz com que eles se tornem especialistas em identificar notas falsas.

4 - No caso de dúvida, compare a nota suspeita com uma nota verdadeira.

5 - Observe a textura da nota: Outra cautela que pode ser tomada é reparar na textura do papel das notas que estão sendo recebidas, as notas falsas tendem a ser lisas, enquanto as notas verdadeiras são ásperas e possuem um alto relevo e saliência nos itens de segurança que pode ser percebido pelo tato. Sinta com os dedos o papel e a impressão.

6 - Observe a impressão da nota: Nas cédulas legítimas, as tonalidades de cores são firmes – as notas falsas têm cores com pouca nitidez e costuma haver borramento das cores.

7 - Verifique a marca d'água colocando a nota contra a luz.

8 - Baixe de forma gratuita no seu smartphone o aplicativo “Dinheiro brasileiro”: O aplicativo desenvolvido pelo Banco Central não analisa a autenticidade da cédula, mas ajuda a identificar e conhecer os itens de segurança.

Você também pode conferir informações importantes acessando este link: http://www.acessa.com/negocios/arquivo/noticias/2010/08/19-dinheiro/


Fonte: www.jornalprimeirapagina.com